A atividade exercida pela empresa iniciou-se em 1939, com a designação original de Pirotecnia Francisco Vieira, fundada pelo avô dos atuais sócios-gerentes, Francisco Jorge Martins Vieira, Nuno Miguel Martins Vieira e João Ricardo Martins Vieira. Com a evolução do negócio familiar, a empresa adotou a nova designação de Pirotecnia António Vieira & Filhos, Lda., desde então, a empresa acumula atualmente 86 anos de experiência.
A equipa é constituída por membros com idades compreendidas entre os 26 e 53 anos, apresentando experiência profissional entre 8 e 39 anos, dos quais a maioria decorre na própria organização.
A empresa opera ao abrigo do Alvará n.º 3/2018, de 10 de Janeiro (2018), e do Despacho n.º 9835/2021, que certificam as capacidades legais de fabrico e de armazenamento da empresa, no qual a sua infraestrutura é composta por vários edifícios. Desta forma a mesma possui 26 edifícios dedicados a armazenamento de produtos acabados ou semiacabados, armazenamento de matérias-primas, produção, serviços administrativos, grupo de bombagem e reservatório de águas e garagem para as viaturas. Todos encontram-se de acordo com as normas de segurança e regulamentações em vigor.
A empresa encontra-se ainda vedada e sinalizada, na qual está integrada uma zona de segurança bem como meios de combate a incêndios, entre outros fatores que contribuem para a minimização de riscos.